Guarda-roupa com cama transversal: como escolher?

Guarda-roupa com cama transversal

Guarda-roupa com cama transversal: como escolher?

Para quartos pequenos ou ambientes com outra cama e mais móveis, armário ou módulos com cama embutida ajudam a otimizar espaço.

Um guarda-roupa com cama transversal, também chamada de cama embutida ou modulada, é uma solução funcional para otimizar o espaço e a circulação no quarto. O Shoptime tem algumas dicas para você escolher um guarda-roupa com cama de solteiro, principalmente, pensando em um cômodo pequeno ou quando há mais móveis ou outra cama no ambiente.

No mercado, o que se chama de guarda-roupa com cama transversal é o móvel desenhado para ficar em uma parede ou duas, ocupando um canto do ambiente, com a cama “encaixada” em uma espécie de nicho.

Dessa forma, os módulos do guarda-roupa podem servir como cabeceira e apoios ao lado da cama, inclusive, com mesinha ou um nicho aberto, servindo de mesa de cabeceira já integrada ao móvel.

A presença da cama não impede o guarda-roupa de contar com gavetas e portas altas para cabideiros e calceiros. Além disso, diversos modelos contam com maleiro acima da cama, potencializando o aproveitamento de espaço sem atrapalhar o sono ou a movimentação no quarto.

E também existem modelos para solteiro em que a cama fica paralela ao guarda-roupa: ao invés de ter a cabeceira no nicho do móvel, é a lateral da cama que fica encostada na parede, com o guarda-roupa fazendo a moldura ao redor. Essa pode ser uma boa solução para quartos estreitos.

Esse tipo de móvel integrado é diferente de guarda-roupa com cama embutida dobrável, do tipo que pode ser totalmente recolhida. Essa também é uma solução que otimiza o espaço de um quarto de solteiro ou de visitas. Porém, essa é uma opção mais prática para um ambiente onde uma pessoa vai dormir eventualmente, e não todas as noites.

Como escolher

Existem muitos modelos de guarda-roupa com cama embutida prontos no mercado, para solteiro ou casal, com tamanhos e configurações bastante variadas.

Segundo nossos especialistas, essa pode ser a melhor escolha quando um guarda-roupa e uma cama separados não se encaixam no espaço do quarto, com os outros móveis já existentes ou vão tomar muito espaço, especialmente, em razão da posição de portas, janelas e interruptores.

Essa também pode ser uma escolha quando se busca maximizar os espaços de armazenamento. Por exemplo, um ambiente comporta um guarda-roupa em uma parede e a cama apoiada em outra, mas um móvel ao redor da cama vai permitir mais nichos e espaços para roupas e objetos ou um outro móvel.

Uma escolha bem pensada pode até deixar espaço livre para outra cama, uma escrivaninha, penteadeira ou uma cômoda em outra parede do ambiente.

Para escolher o modelo que funciona melhor para o quarto, o primeiro passo é avaliar as paredes onde o guarda-roupa pode ser instalado, considerando os limites máximos: comprimento da parede e altura livre disponível, sem atrapalhar abertura de portas e janelas, sem cobrir interruptores e tomadas, etc.

Se há um canto com paredes livres, você também pode incluir na pesquisa os guarda-roupas de canto ou em formato de L, que otimizam ainda mais os espaços de armazenamento.

Nesses casos, é importante medir o tamanho total do móvel com a cama transversal. Você pode marcar com fita crepe no chão do quarto para ter uma proporção mais real. O ideal é deixar cerca de 60 cm livres na frente do armário e ao redor da cama, para uma circulação confortável, abrir portas e gavetas e alcançar todas as divisórias sem problema.

Guarda-roupa com porta de giro, ou porta de abrir, costuma ser mais barato do que modelos com portas de correr, em razão das dobradiças, que são mais simples do que trilhos. Além disso, as próprias portas fazem diferença pelo tamanho e qualidade do material.

Juntamente com analisar as cores, acabamentos e material das opções de guarda-roupa, avalie também os designs mais inteligentes e o melhor aproveitamento dos espaços de armazenamento. Quanto mais divisões, mais fácil a organização. E lembre-se que móveis brancos e de tons claros ajudam a refletir a luz, melhorando a iluminação do ambiente.

Além dos guarda-roupas com cama embutida prontos, o consumidor encontra diversas linhas de móveis modulados, com peças de diferentes tamanhos e designs para você montar seu quarto da forma que quiser. É possível aproveitar muito mais o espaço horizontal e vertical, os cantos do cômodo, a parte de baixo da janela e os espaços no alto.

A terceira opção e também a mais cara, porém, a que melhor vai otimizar todos os espaços livres do cômodo, é investir em marcenaria planejada sob medida.

Fonte

Quem Somos

Desde 2014 no mercado de móveis planejados de alto padrão, projetos 3D personalizados de alta qualidade e segurança.

Ambientes

Contato

Redes Sociais