5 Elementos de design para melhorar sua estante

5 Elementos de design para melhorar sua estante

5 Elementos de design para melhorar sua estante

Em tempos de uma pandemia global em andamento e reuniões constantes de vídeo, mais e mais pessoas têm buscado melhorar suas estantes em casa para não apenas criar cenários de tela apropriadamente elegantes, mas também comunicar credibilidade. Há até uma conta do Twitter sobre o assunto, que mostra que nem todo mundo tem uma coleção de livros para expor ou o espaço adequado para armazenar obras de arte. Seja qual for o seu sonho de prateleira pessoal – mesmo que isso envolva gatos – aqui estão cinco elementos de design que irão ajudá-lo a aproveitar ao máximo uma ferramenta que você não sabia, além de exemplos reais de como eles estão sendo usados para melhorar as estantes em projetos em todo o mundo.

Escadas

Escadas de biblioteca ganharam primeiro impulso real em meados dos anos 1800, na Inglaterra. Ao contrário do que vemos hoje, esses objetos eram geralmente feitos de madeira maciça e intricadamente esculpida com apenas alguns degraus, reservados para membros da aristocracia. Avançando aos tempos presentes, há uma infinidade de modelos para escolher. Dependendo do tamanho e acessibilidade da estante em questão, as opções incluem uma escada de rolamento com trilhos, um modelo mais estático que duplica como uma peça de assento, ou um design mais curto e de madeira que ecoa as origens do século XIX das escadas de biblioteca. Como mostram os exemplos abaixo mostram, todos elevam os desenhos de estante pré-existentes para novas alturas e adicionam um elemento atraente para qualquer sala.

Plantas

Além de melhorar significativamente a qualidade do ar de uma sala, plantas bem colocadas também podem servir como belas ferramentas de enquadramento da biblioteca em casa. Opte por espécies com folhas longas que possam alcançar as lombadas de seus livros favoritos – como visto abaixo em um projeto de apartamento de Clare Cousins em Melbourne, Austrália – ou opte por plantas floridas de cores que ecoem e destaquem certas tonalidades. Uma coisa a ter em mente é escolher o vaso certo: um cachepô envolvendo um contentor adequado à planta manterá as espécies saudáveis sem perder apelo estético.

Accessórios

Bem como as plantas, acessórios bem colocados podem agregar textura e profundidade a uma exibição homogênea de livros. A liberdade criativa é primordial aqui. Expor lembranças de viagem, peças de arte ou artigos de decoração com história pessoal, por exemplo, é uma ótima maneira de mostrar interesses individuais e certificar-se de que os hóspedes da casa tenham assuntos para iniciar uma conversa. Bandejas são maravilhosas ferramentas para fazer uso do espaço excedente e atualizar a “desordem”, enquanto vasos altos podem facilmente preencher partes mais altas. Outras possibilidades incluem espelhos para dar salas menores a ilusão de grandeza ou relógios para garantir que não se perca tempo no conforto do home office.

Luzes nos móveis

Por que os livros sempre parecem muito melhores nas lojas? Uma resposta: porque recebem a iluminação certa. Muitas vezes subestimado na maioria das configurações não comerciais, as luzes de mobília têm o poder de elevar os objetos e espaços esculpidos, dependendo do posicionamento e do brilho. O efeito de luzes de faixa embutidas é mais semelhante ao brilho contínuo das livrarias – se o objetivo é destacar os volumes específicos, no entanto, os holofotes direcionados farão o truque. A eficiência energética também é um fator constante e é mais comumente resolvido com o uso de tecnologia LED. Qualquer opção que se escolhe, o bom design de iluminação requer paciência e alguma leitura de fundo.

Um novo ângulo

Outro truque empregado por espaços comerciais em todo o mundo é empregar o ângulo correto. Todo mundo sabe que não se deve julgar um livro pela capa, mas e se esse fosse exatamente o ponto? Prateleiras expositoras ou flutuantes rotacionam um pouco a apresentação mais tradicional de livros e permitem que os espectadores se maravilhem instantaneamente em projetos frontais elaborados. Mesmo que alguém não investe em uma nova peça de mobiliário, brincando com diferentes ângulos e colocações de livros pode causar alguma mágica inesperada no projeto. Especialmente quando combinado com a iluminação certa, os arranjos inteligentes virarão até mesmo a estante mais despretensiosa para uma coleção digna de museu.

Fonte

Informações

Tags

Posts Recentes

Quem Somos

Desde 2014 no mercado de móveis planejados de alto padrão, projetos 3D personalizados de alta qualidade e segurança.

Ambientes

Contato

Redes Sociais